Os principais fatores que nos levam a desejar um doce são: o tédio, stress, fome ou apenas gula.
Os doces têm uma ligação direta com a ideia de felicidade.
Eles provocam uma sensação de prazer que é quase tão viciante quanto uma droga, e o corpo acaba por querer sempre mais.
Mas é possível enganar o cérebro para reduzir o apetite por doces, veja como:
- Pratique exercício físico: esta prática diminui a vontade de comeres doces.
- Não deixe de tomar o pequeno-almoço: o não comer de manhã pode aumentar o desejo por guloseimas, ainda mais sendo essa a mais importante refeição do dia visto que é a responsável por fornecer energia para o organismo, portanto, se ignorá-la poderá fazer com que o organismo vá buscar outras fontes rápidas de energia, como o doce.
- Tente não beber líquidos durante as refeições: Se não puder evitar, ao menos, beba pouco, pois ele faz com que a comida se mova mais rapidamente do estômago para o intestino e como a presença de comida no estômago é o que promove a sensação de saciedade, misturar líquido com sólido pode acabar por fazer com que a fome apareça mais cedo.
- Coma devagar: mastigue bem os alimentos, para fazer com que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comeres doces.
- Consuma fibras e proteínas: Se quiser prolongar a sensação de saciedade, invista em alimentos ricos em fibras e proteínas. Alimentos como: ovos; peixe; carnes magras; fruta; legumes e verduras.
- Atenção ao consumo de hidratos de carbono: Restringir ao máximo a quantidade de hidratos de carbono no dia-a-dia, pois eles acabam por libertar insulina no sangue, que ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando, assim, o apetite.
- Coma de 3 em 3 horas: procure comer de 3 em 3 horas, pois ficar muitas horas sem nada no estômago fará com que o organismo procure uma fonte rápida de energia para manter o seu funcionamento, e com fome, dispara a vontade de comer hidratos de carbono e açúcares.
- Substitua o doce por uma fruta: se por um lado a sacarose (açúcar dos doces) tem absorção rápida, a frutose (açúcar das frutas) demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Por isso, sempre que possível, troque um doce por uma fruta.
- Se tiver que comer um doce que seja logo após a refeição: Se lhe der uma vontade incontrolável de comer um doce, coma uma sobremesa na próxima refeição, pois, assim, o perigo de exagerar é menor, já que o organismo já estará saciado.
- O que os olhos não vêm o coração não sente: evite olhar para os doces.
- Vá diminuindo o consumo de doces aos poucos: Corte os doces da sua alimentação de forma gradual, pois se cortar de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso de açúcar. Procure parar gradativamente, embora, quem tem compulsão alimentar semelhante a um vício em drogas, deva cortar o açúcar de uma vez.
- Procure controlar a ansiedade e o stress: Os doces liberam serotonina, hormona que causa a sensação de bem-estar, por isso, muitas vezes são usados como antidepressivos, portanto, se controlar a ansiedade e o stress, praticando atividades que possam servir como fonte de prazer, poderá ajudar a diminuir o desejo de comer doce.
Até ao próximo post !