sábado, 11 de junho de 2016

Alimentação VEGETARIANA


Este é um assunto, para mim, de extremo interesse, visto ter exemplos familiares, comprovados, de ser uma alimentação que ajuda no controle e diminuição de doenças e pode resultar numa vida mais longa!



Os vegetarianos evitam carne, peixe e aves. Mas há casos e casos: a minha experiência, por questões de saúde, é intercalar peixe com comida vegetariana e o resultado tem sido fenomenal! Apesar de não se poder comprovar cientificamente!

Boa para a saúde:

  • Um coração saudável : Os vegetarianos têm níveis de colesterol muito mais baixo do que as pessoas que comem carne, e problemas cardíacos não são comuns entre eles. As refeições vegetarianas são tipicamente pobres em gorduras saturadas, e geralmente contêm pouco ou nenhum colesterol (muitos estudos mostram que substituindo as proteínas animais por vegetais se baixam os níveis de colesterol). Este existe apenas em produtos animais, como a carne, os lacticínios e os ovos. Um estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford, que saiu no início de 2013, mostrou que o consumo de uma dieta vegetariana reduz o risco de doença cardíaca em 32%, em comparação com uma dieta baseada em carne e peixe. Essa pesquisa abarcou 45 mil pessoas no Reino Unido, sendo 34% delas vegetarianas.

  • Tensão Arterial mais baixa: Um número impressionante de estudos, datando desde a longínqua década de 1920, mostra que os vegetarianos têm uma tensão arterial mais baixa do que as pessoas que praticam outro tipo de alimentação. De facto, alguns estudos têm mostrado que adicionar carne a uma dieta vegetariana faz subir a tensão arterial rapidamente de modo significativo.

  • Controla a Diabetes: Os últimos estudos sobre diabetes mostram que uma dieta rica em hidratos de carbono complexos (que são encontrados apenas nas plantas) e pobre em gordura é a melhor recomendação para controlar a diabetes. Visto que os diabéticos sofrem um risco elevado de doenças cardíacas, evitar gorduras e colesterol é o objetivo mais importante da sua dieta, pelo que o vegetarianismo é a resposta ideal. Embora todos os insulinodependentes tenham de tomar insulina, uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a reduzir as suas necessidades desta substância.

  • Prevenção do cancro: Estudos em seguidores desta dieta mostram que a sua taxa de mortalidade por cancro é apenas de ½ a ¾ do resto da população. A incidência de cancro da mama é dramaticamente mais baixa em países onde as suas dietas são tipicamente baseadas em plantas. Quando os nativos desses países adotam a dieta ocidental, baseada em carne, as suas taxas de cancro disparam.
Os vegetarianos sofrem também significativamente menos de cancro do cólon do que as pessoas que comem carne. O consumo de carne está mais fortemente associado ao cancro do cólon do que qualquer outro fator dietético.

Porque é que a dieta vegetariana ajuda a proteger contra o cancro? Primeiro, porque é mais pobre em gorduras e rica em fibra do que qualquer dieta baseada em carne. Mas outros fatores são também importantes. Por exemplo, os vegetarianos geralmente consomem mais betacaroteno (as principais fontes de betacaroteno são: damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos). Isto pode ajudar a explicar porque sofrem menos de cancro do pulmão. Igualmente, pelo menos um estudo demonstrou que os açucares naturais em lacticínios podem fazer subir o risco de cancro dos ovários em algumas mulheres.

Muitos dos aspetos anticancerígenos de uma dieta vegetariana ainda não podem ser explicados. Por exemplo, os investigadores ainda não estão seguros da razão porque os vegetarianos têm mais de um certo tipo de glóbulos brancos, chamados "células fagocitárias", que são capazes de procurar e destruir células cancerígenas.
 
  • Ligação com o Cálcio: Os vegetarianos têm uma probabilidade mais baixa de formar pedra tanto no rim como na vesícula biliar. E correm um risco mais baixo de sofrer de osteoporose, porque consomem pouca ou nenhuma proteína de origem animal. Um consumo elevado dessa proteína favorece a perda de cálcio dos ossos. Substituindo os produtos animais por vegetais reduz-se a perda do mineral. Isto ajuda a explicar porque as pessoas que vivem em países onde a dieta é tipicamente baseada em plantas sofrem pouco de osteoporose, mesmo quando a ingestão de cálcio é baixa.
As dietas vegetarianas que forneçam todos os nutrientes essenciais: Grão, feijão e vegetais são ricos em proteínas e ferro. Vegetais de folha verde, feijão, lentilhas, nozes e frutos secos são excelentes fontes de cálcio.

 A vitamina D é normalmente produzida pelo corpo quando o sol incide na pele. As pessoas que se expõem regularmente ao sol não precisam em geral de obter vitamina D pela comida (alguma fontes: cereais de pequeno almoço, leite de soja, outros produtos enriquecidos e suplementos de vitaminas., uma delas: A vitamina B12 é muito abundante nos cereais de pequeno almoço, produtos de soja e leveduras. Embora a deficiência desta vitamina seja pouco comum, os vegetarianos ou vegans devem assegurar-se de que incluem uma fonte dela na sua dieta. Quando lerem os rótulos procurem a pela palavra cyanocobalamin na lista de ingredientes. Esta é a forma em que a vitamina B12 é mais bem absorvida.

Dê o primeiro passo para uma vida com mais saúde e sobretudo aumenta a sua longevidade.
E não se esqueça que como tudo na vida tem de ser feito com controle, peso e medida!!!!

Até ao próximo post !




quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aproveita as cascas de ovos?

 
Pois se não o faz depois de ler isto vai ser prática comum em sua casa, porquê?
 


Porque têm muitos benefícios:
 
  • São um excelente adubo para o solo: As cascas dos ovos decompõem-se rapidamente e adicionam cálcio e outros minerais valiosos para o solo.

  • Controlam algumas pragas do jardim: Cascas de ovos esmagadas à volta das plantas e flores ajudam a deter lesmas, caracóis, etc sem usar pesticidas.

  • Muito bom para limpar objetos difíceis: Utilize a casca de ovo esmagada com um pouco de água e sabão, agite e está pronto a usar, pode limpar objetos difíceis, como garrafas térmicas e jarras.

  • Podem ser usadas como moldes para gelatina e chocolate: Preencha cuidadosamente as cascas de ovos, partidas por cima, com gelatina ou chocolate para fazer guloseimas em forma de ovo. Você pode retirar a casca para servir ou deixar como uma surpresa para os convidados.

  • Desentupidor de pia: Mantenha sempre as cascas dos ovos esmagadas no filtro da pia da cozinha. Elas seguram os restos de comida e gradualmente rompem-se e ajudam a limpar os canos.

  • Remédios caseiros feitos com a membrana do ovo: A membrana fina que existe dentro da casca do ovo tem sido muito utilizada como remédio caseiro para algumas doenças: cicatrização, cortes e no tratamento de unhas encravadas.

  • Tratar irritações da pele: Misture uma casca de ovo, esmagada, num pequeno frasco de vinagre de maçã (deixe repousar dois dias) use a mistura para tratar a pele e irritações menores da pele que causem comichão.

  • Máscara facial: Amasse, num pilão (com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, para moer alimentos, mas de tamanho muito maior), cascas de ovos secas e misture o pó com uma clara de ovo para fazer uma máscara facial. Aplique no rosto e deixe secar antes de enxaguar.

Uma curiosidade: Pesquisadores da Ohio State University descobriram recentemente que cascas de ovos podem ser a chave para a produção de um futuro combustível!!!
 
Comece a aproveitar as cascas dos ovos!
 
Até ao próximo post !
 
 
 
 
 
 

sábado, 4 de junho de 2016

O mel cristalizou? Saiba como recuperá-lo...



Recuperar mel cristalizado: O mel puro tem tendência para cristalizar e ficar granulado. Para o recuperar, coloque o frasco num recipiente com água, leve a banho-maria e deixe ferver alguns minutos, até o mel voltar a ficar líquido.

Vai ver com esta dica acabou-se o mel cristalizado em sua casa.

Até ao próximo post !





Alimentos ricos em fibra

Os alimentos ricos em fibra são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, vegetais, leguminosas e fru...