terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Leite...devemos ou não beber?


Antes de mais BOM ANO para todos os meus seguidores/ leitores.
Passada a época de festas natalícias, aqui estou, de novo, para continuar a informar e dar a conhecer o que devemos, ou não, fazer para ter uma Vida Saudável.

Hoje vou falar sobre o LEITE! Devemos ou não beber Leite?


Desde sempre o leite foi tido como o alimento mais completo e nunca devia faltar à mesa de todos nós. E se o leite materno é indiscutivelmente o alimento mais indicado para os bebés, já o consumo de leite de origem animal tem vindo cada vez mais a ser posto em causa. Existem estudos a favor e estudos contra. A comunidade científica divide-se e os interesses instalados também não ajudam a desnublar o cenário.

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) o consumo de leite e dos seus derivados está a diminuir:  o consumo de leite e produtos lácteos per capita (kg/habitante) decresceu de 129,3 (2011) para 115,1 (2015),

De quem é a culpa? Provavelmente da lactose ( é o açúcar natural do leite, composto por duas unidades mais simples de açúcar: a glicose e a galactose). Para que se faça uma digestão correta da lactose, é necessária uma enzima que quebre a ligação entre a glicose e a galactose, para que estes açúcares possam ser absorvidos pelo intestino. A enzima necessária para este processo chama-se lactase. Quando esta enzima deixa de ser produzida em quantidades suficientes à digestão da lactose, surge a intolerância, com todos os sintomas que lhe estão inerentes.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, um terço da população portuguesa sofre de distúrbios do sistema digestivo associados à intolerância à lactose. A acrescentar a esta margem de pessoas que sofre de intolerância, juntam-se os outros que, não tendo sintomas, estão a reduzir o consumo de lacticínios, uma vez que circula atualmente muita informação a diabolizar o leite como alimento, nomeadamente porque está "carregado de hormonas impróprias para humanos", porque "engorda", porque afinal "não fixa assim tanto o cálcio",etc..
No meio de tanta informação contraditória, as pessoas acabam por não saber se deve ou não consumir!
Questionados três nutricionistas portugueses com visões distintas:

Um diz que o consumo de lacticínios só deve ser evitado por quem é intolerante (clinicamente confirmado) e, ainda assim, existem soluções: «Confirmada a intolerância à lactose, os hábitos alimentares devem ser reajustados, mas com o cuidado de manter uma alimentação saudável. Um dos mitos existentes é o de que a pessoa deixa de poder ingerir leite ou qualquer dos seus derivados lácteos, o que não é verdade. Uma pessoa intolerante pode e deve continuar a incluir o leite na sua alimentação, desde que sem lactose».
 
Ficam aqui algumas alternativas/dicas ao leite: Bebida de soja (existem vários sabores e marcas); Leite sem lactose. Apesar de as imagens serem de produtos de marca, os supermercados já têm este produto da sua própria marca.

 
Bebida de Soja
Leite sem Lactose


 Até ao próximo post, faça escolhas saudáveis !


 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Alimentos ricos em fibra

Os alimentos ricos em fibra são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, vegetais, leguminosas e fru...